">

Intercâmbio é bom para o currículo?

13 de novembro de 2020 Intercâmbio

Que o intercâmbio é uma experiência rica e transformadora para quem o realiza isso é indiscutível, morar em um outro país, conhecer uma nova cultura, aprender uma nova língua são muitas as vantagens, mas no âmbito profissional, será que o intercâmbio é bom para o currículo?

A informação de um intercâmbio no currículo vai além de um candidato que domina uma segunda língua, existe uma série de características que geralmente acompanham a pessoa que realizou o intercâmbio, tornando-a um profissional perfeito para muitas empresas, que valorizam e muito esta experiência.

Bom, a associação entre intercâmbio e uma pessoa independente, confiante e segura é imediata, então, sim, o intercâmbio é bom para o currículo. Contar com uma experiência no exterior pode te abrir portas para o mercado de trabalho. 

É uma dessas informações que automaticamente enriquecem seu currículo facilitando assim a chance de conseguir as melhores oportunidades. Acompanhe abaixo o quanto o intercâmbio pode ajudar no seu currículo.

Conheça 5 vantagens do intercâmbio para o currículo

Em busca das melhores oportunidades de trabalho?  Descubra como o intercâmbio pode te ajudar, e deixar seu currículo em evidência.

1 Amadurecimento 

A necessidade de se virar sozinho em um intercâmbio, possibilita um amadurecimento notável entre aqueles que vivenciaram esta experiência. 

Morar em um novo país, com costumes e língua diferente da sua não é algo fácil, ficar longe da família e amigos, são muitas as mudanças que acabam conferindo ao intercambista maior segurança e independência para tomar todas as decisões necessárias.

O investimento financeiro de um intercâmbio é alto, por este motivo, quem vivencia esta experiência se dedica ao máximo para aproveitar todas as oportunidades.

Esse tipo de comportamento, de quem encara desafios e não desiste, mesmo diante das dificuldades, é algo que as empresas procuram e valorizam muito em um candidato.

2 Fluência em uma segunda língua

Hoje, dominar uma segunda língua, principalmente o inglês, é algo exigido pela maioria das empresas.

As relações comerciais entre as organizações, ultrapassam fronteiras internacionais, ter fluência para cuidar destas negociações, te coloca na frente em comparação com candidatos que tem apenas curso de idiomas tradicional. A Fluência dificilmente vem sem a vivência do intercâmbio.

3 Adaptabilidade 

Se existe uma capacidade muito valorizada por todos os recrutadores, é a capacidade de adaptação dos seus funcionários para os imprevistos, e para as diversas situações conflituosas que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

Quem já realizou um intercâmbio inevitavelmente tem essa característica muito bem desenvolvida, morar em um novo país, exige muitas mudanças, e se adaptar a elas é fundamental para vivenciar o intercâmbio da melhor forma possível, você precisa se adaptar a novos costumes, idioma, clima, alimentação, rotinas e imprevistos.

Lidar com todas estas adversidades, desperta automaticamente, esta capacidade de adaptação, que te ajudará muito em suas experiências profissionais.

4 Networking

Quem faz intercâmbio, traz na bagagem bem mais do que bons momentos, e o aprendizado de uma nova língua. Essa experiência te permite conhecer pessoas, e criar laços de amizades com outros estudantes, professores, empregadores, pessoas que no futuro podem te conectar com oportunidades incríveis de trabalho. Todas as pessoas podem ser fonte de contato, crie vínculos estratégicos em seu intercâmbio e maximize os benefícios desta experiência. 

5 Diploma internacional

Se o intuito do seu intercâmbio é cursar um semestre da graduação ou realizar a pós ou uma especialização no exterior, pode ter certeza que um diploma internacional pode tornar seu currículo muito mais atrativo para as empresas. Não apenas por todas as competências que o intercâmbio te proporcionará, como amadurecimento, capacidade de se adaptar, resiliência, mas porque o estudo no exterior te proporcionará conhecimento técnico e acadêmico muito superior a um curso aqui no Brasil.

A ideia não é desmerecer o ensino do Brasil, mas é um fato que os principais destinos de intercâmbio hoje são referência em sistema de ensino, na maioria, o próprio governo se preocupa em criar as melhores condições de ensino não apenas para seus estudantes, mas, também para estudantes estrangeiros.

Desta forma, você tem condições de se tornar um profissional muito mais capacitado e que poderá contribuir muito mais para o crescimento de qualquer empresa onde for trabalhar, os profissionais de recrutamento das grandes empresas valorizam muito um diploma internacional.

Conclusão

Bom, não resta dúvidas que entre as inúmeras vantagens de um intercâmbio, ele ajuda muito na busca de uma boa colocação profissional, pois esta vivência desperta competências riquíssimas, e muito procuradas pela maioria dos recrutadores de grandes empresas, por isso explore ao máximo todo potencial do seu intercâmbio, precisando de ajuda conte com a Sevagtur, a experiência, confiança e tradição que você precisa para tornar o sonho do intercâmbio real.